O que é Consultoria Organizacional

As várias funções que constituem uma organização são sempre permeadas pela interação de pessoas, e a organização nunca pode escapar aos aspectos humanos nela existentes. Enquanto as organizações forem como redes formadas por pessoas, haverá processos humanos entre elas. Quanto melhor esses processos são percebidos e compreendidos, maiores são as oportunidades de encontrar soluções para os problemas e promover o desenvolvimento da organização. Esta transformação dependerá principalmente do desejo do cliente podendo ser facilitada pelo serviço de consultoria.

Consultoria organizacional é, então, assistir o cliente nas suas necessidades, identificando problemas, decidindo que forma de ajuda se faz necessária, diagnosticando e implementando programas de ação ou mudanças concretas na cultura empresarial, enfim, apoiando a organização no cumprimento de sua missão.

Consultoria visa preparar profissionais para o exercício, com competência e ética, das atividades do cotidiano organizacional, fortalecendo as empresas através do aprimoramento e desenvolvimento de habilidades dos seus talentos humanos.

Além disso, a Consultoria tende a ter mais aceitação para atuar nos vários níveis da organização por não estar inserida na estrutura formal de poder. Pode correr certos riscos de dizer e propor ações que o agente interno não pode, não deve ou não deseja. Se reconhecidamente idônea, com suporte estrutural, científico e técnico, tenderá a maior imparcialidade diante das realidades sócio-técnicas, o que facilita e enriquece o trabalho.

O consultor organizacional nas áreas de treinamento e desenvolvimento é, antes de tudo, um especialista, em aspectos humanos nos níveis individual, interpessoal e intergrupal.

Nossos Serviços | Quem Somos | Clientes | Artigos | Fale Conosco